Pousada Amoedo

Confira o que funciona no Carnaval – Petrópolis

Comércio e atrativos turísticos funcionando

 

Fonte: G1
Fonte: G1

Está chegando a hora do Carnaval 2017. Neste ano, tanto os petropolitanos que querem cair na folia quanto os que desejam descansar têm boas alternativas. A programação oficial estará concentrada nos blocos de embalo nos bairros. O comércio está autorizado a funcionar no período, e os principais pontos turísticos da cidade estarão abertos. Confira a programação e o funcionamento dos principais serviços na cidade:

Blocos de embalo

Amanhã (24), irão desfilar o tradicional Bloco das Piranhas, em Corrêas; e o bloco Academia Amigos do Samba, na região de Boa Esperança. No sábado (25), o bloco Vai dá M se concentra na Rua General Osório, no Centro. No sábado, o tradicional bloco Vai Quem Quer se apresenta na Rua do Imperador. Entre os dias 25 e 28, será a vez dos blocos Amigos de Cascatinha e Carnaval da Liberdade, no Centro. Na segunda de carnaval (26), três blocos estão na programação oficial da Prefeitura: Boi Babão (Araras), Pipa Avoada (Morin) e Império da Vila (Pedro do Rio). Na terça (27), será a vez do carnaval do Bairro Floresta e da Matinê do Castelo de Itaipava. Na quarta-feira de cinzas (28), três atrações constam na programação oficial: o bloco Secos e Molhados, em Corrêas; Game Over, no Centro; e a festa de carnaval da Academia Amigos do Samba, no bairro Esperança.

Comércio e atrativos turísticos funcionando

Pela primeira vez, o comércio está autorizado a funcionar na terça-feira de carnaval, no dia 28. O sábado (25), domingo (26) e segunda (27) são dias normais de trabalho e as lojas também podem abrir as portas nas datas. A medida está prevista na última convenção coletiva firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. A medida vale para o comércio do Centro Histórico, polo de modas do Bingen, Rua Teresa e adjacências. Além disso, os estabelecimentos dos distritos também estão autorizados a funcionar, conforme negociações específicas para a região. Serviços essenciais, como mercados e farmácias, também funcionam.

A maioria dos atrativos da cidade também estará aberta para receber os visitantes. Os principais museus, que normalmente fecham às segundas para limpeza e manutenção, excepcionalmente no período de Carnaval abrirão na segunda-feira (27) e estarão fechados na Quarta de Cinzas (1º/03). Abrem no sábado (25), domingo (26), segunda (27) e terça de Carnaval (28) o Museu Casa do Colono, de 8h30 às 16h; o Parque Cremerie, de 8h às 17h30; a Casa da Ipiranga, de 14 às 18h; Palácio de Cristal e Museu Casa Santos Dumont, de 9 às 17h; e o Museu Imperial, de 11 às 18h (visitação) e Jardins, de 8h às 18h. Já o Palácio Rio Negro vai manter o horário normal de funcionamento e estarão fechados na segunda.

O Palácio funciona de 10h às 17h e o parque de 8h às 17h30 (a piscina, que tem cobrança de ingresso no valor de R$ 10, funciona de 10h às 16h30). A Casa Stefan Zweig, no Valparaíso, abre de sexta a domingo, de 11 às 17h. Funcionarão todos os dias o Parque Municipal de Itaipava, de 7 às 20h; o Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, de 7 às 17h (exceto se chover, quando o parque não abre); o Museu de Cera de Petrópolis, no sábado de 10 às 18h; domingo e terça, de 10 às 17h; e segunda de 10 às 16h; e a Cervejaria Bohemia, de 10h às 18h30; exceto no domingo, quando abre de 10 às 17h30.

O Centro de Cultura Raul de Leoni, Estação Nogueira e Celina de Oliveira Barbosa, em Pedro do Rio, estarão fechados e reabrem na quinta-feira (02).

Ônibus

No dia 25, os ônibus irão funcionar com os horários normais de sábado. Nos dias 26, 27 e 28, os coletivos vão adotar os horários de domingo. No dia 1º, o horário de domingo vai valer até às 12h e, depois deste horário, a frequência dos ônibus será no horário de sábado.

Bancos

O atendimento nas agências bancárias de Petrópolis será normal amanhã. As agências estarão fechadas na segunda (27) e na terça-feira de carnaval (28), abrindo as portas na quarta-feira (1º), a partir do meio-dia.

Unidades de saúde

Todos os serviços de urgência e emergência – UPAs, Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra) – funcionam normalmente, todos os dias. Já os Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde estarão fechados na segunda, terça e Quarta de Cinzas, reabrindo na quinta-feira (02), assim como os serviços da secretaria de Saúde – que funcionam no Centro Administrativo.

Ocupação hoteleira

De acordo com dados da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP), a prévia de ocupação hoteleira, baseada em reservas confirmadas, até ontem, é de 83%. Vale lembrar que esse número é uma prévia baseada em reservas e que pode ser ainda maior, pois muitos turistas não fazem reserva, buscando direto a hospedagem, e até mesmo visitantes que estão na cidade e decidem ficar por um período maior.

Trânsito e limpeza

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) garantiu o apoio operacional desviando o trânsito e fazendo as interdições necessárias para garantir a segurança dos foliões e a mobilidade. Funcionários da Comdep vão trabalhar na limpeza antes e depois da montagem da estrutura de vários blocos. Mais de 250 homens vão estar nas ruas atuando na limpeza do Carnaval.

 

Fontes:

http://diariodepetropolis.com.br/integra/servico-confira-o-que-funciona-no-carnaval-112874

 

Aproveite e se hospede na Pousada Amoedo!

Contatos: Reservas pelo whatsapp (24) 99325-0101/(24) 2242-4587 ou por email: pousadaamoedo@gmail.com

Estrada do Carangola, 2148 – Amoedo
Petrópolis-RJ – CEP 25715-222

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *