Pousada Amoedo
palácio-de-cristal-baurenfest

Bauernfest: última semana com atrações todos os dias, de segunda a domingo.

A 30ª Bauernfest está entrando na sua última semana com a expectativa de ficar lotada sábado e domingo, mas também com grande movimento durante a semana.

Sucesso, com uma das edições mais movimentadas dos últimos anos, a Festa do Colono Alemão continua até o dia 30 com intensa programação, com mais de 100 atrações. E o evento segue, inclusive, com atividades durante a semana, com os tradicionais bailões com a Banda Germânia e o Concurso de Chope a Metro no Palácio de Cristal. Com a grande movimentação na cidade por conta do evento, barraqueiros, hotéis e pousadas, restaurantes e comércio têm comemorado o aumento no faturamento dos últimos dias e a expectativa é de que a última semana seja ainda mais movimentada.

“O petropolitano abraçou a festa como um evento da cidade, de todos, recebendo bem o turista e fazendo a economia da cidade girar, sabendo da importância econômica cultura da festa. Mais uma vez temos uma festa de sucesso na cidade, muito bem organizada e recebendo elogios dos próprios petropolitanos e de turistas. Estamos entrando na última semana e ainda temos muita programação para o público curtir. São atrações para toda a família e para todos os gostos”, frisa o prefeito Bernardo Rossi, lembrando que os reflexos na economia estão sendo sentidos em diversos setores. “Toda a cidade ganha, não só a rede hoteleira e o núcleo da festa, como também diversos serviços, como taxistas, pipoqueiros, restaurantes”, completa.

Neste domingo (23.06), a festa começa já a partir de 10h e conta com programação no Palácio de Cristal, na Praça da Liberdade e na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), o Biergarten – este funciona apenas nos fins de semana. São apresentações de grupos de dança folclórica, bailões, atividades para as crianças, teatro, concursos, etc. Já durante a semana, quando a festa recebe mais petropolitanos, o público conta com Jogos Germânicos e bandas na Praça da Liberdade e Concurso de Chope a Metro e Banda Germânica no Palácio.

“Toda a festa tem como foco homenagear a cultura alemã, mas o Palácio de Cristal é onde acontecem as atrações mais tradicionais, com apenas música e danças típicas germânicas. Já na Praça da Liberdade também contamos com outros tipos de música, como MPB, samba, com artistas petropolitanos. Temos diversas opções para as pessoas curtirem esta última semana de festa”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florêncio.

No próximo fim de semana, que será o último da festa, a programação estará ainda mais intensa, com as solenidades de homenagem aos colonos germânicos, no dia 29 de Junho – Dia do Colono Alemão (No Obelisco e no Palácio de Cristal); o segundo Desfile das Lanternas, também no mesmo dia, saindo da Avenida Ipiranga; e o segundo Desfile Folclórico, no domingo, saindo da Rua da Imperatriz. Os dois desfiles percorrem o Centro Histórico até o Palácio de Cristal.

Nesta edição, a expectativa é a de superar as 350 mil pessoas que passaram pela festa no ano passado, uma injeção de R$ 43 milhões na economia. A Bauernfest emprega 350 pessoas diretamente e os reflexos na economia beneficiam diversos setores. Só a Rua Teresa, por exemplo, estima uma aumento de até 30% do movimento no polo de modas. No primeiro fim de semana do evento, a ocupação hoteleira ultrapassou 94% no Centro Histórico e arredores.