8 razões para visitar Petrópolis
Reunimos nesse post 8 razões para você visitar Petrópolis, a nossa cidade querida. Por aqui, você vai se sentir em uma novela das 18h, vai ver o céu mais azul do Rio, vai fazer caminhadas incríveis, mergulhar em cachoeiras mais incríveis ainda, fazer compras e se alimentar muuuito bem. Vem conferir a nossa listinha e aproveite para planejar a sua viagem o quanto antes!
#1 Sinta-se em uma novela de época ao caminhar pelo Centro Histórico
Foto: Renan Piva Fotografia
É realmente cenário de novela – algumas novelas da Globo, inclusive, já foram gravadas por aqui. O centro de Petrópolis é recheado de construções históricas, como o Museu Imperial, a Catedral São Pedro de Alcântara, a Casa dos 7 Erros, a Casa da Princesa Isabel, a Casa de Santos Dumont e por aí vai. Todas bem conservadas e em funcionamento.
É possível visitar o Museu e conferir um pouquinho da casa de veraneio de Dom Pedro II, além de dar uma voltinha pelos jardins! Na Catedral sempre acontecem missas e casamentos, um show a parte. Já na Casa de Santos Dumont você vai poder conferir como eram os cômodos desse gênio e tem inclusive aquela famosa escada com os degraus próprios para o pé direito e o pé esquerdo.
Além dos pontos turísticos acima, Petrópolis possui ruas super charmosas e simpáticas, como a Koeller. É uma delícia ficar andando pelo centro, só observando a arquitetura e o clima gostoso da cidade!
#2 Surpreenda-se com as cachoeiras incríveis do Parque Nacional Serra dos Órgãos
O Parque Nacional Serra dos Órgãos está localizado no bairro Bonfim, há 40 minutos do centro de Petrópolis. Você vai se deparar com um lugar incrível, cercado por muita natureza e cheio de energia. Lá, você pode optar por fazer trilhas leves como o Circuito das Bromélias, algumas intermediárias como o Véu da Noiva e as mais pesadas, como o Açú.
#3 Carregue a sua mente nas trilhas da região com visuais lindos para as montanhas e para o Rio de Janeiro
Estar em contato com a natureza e poder apreciar visuais lindos faz a gente carregar a mente e lavar a alma!
Em Petrópolis você vai encontrar diversas opções de trilhas – algumas mais leves e outras mais pesadas – sempre nos proporcionando paisagens lindas de montanhas ou do Rio de Janeiro. Em algumas, é possível ver o Pão de Açúcar, a ponte Rio-Niterói, a Baía de Guanabara..
Algumas trilhas que a gente mais gosta e indica: Pedra do Bonet, Castelinho, Cortiço, Pedra do Quitandinha..
#4 Vire um mestre cervejeiro ao fazer o tour pelas cervejarias da cidade
São três cervejarias principais em Petrópolis: Bohemia, Cidade Imperial e Buda Beer.
A Cervejaria Bohemia, velha conhecida da cidade, reinaugurou a sua cervejaria de forma brilhante: além de um restaurante delicioso e um barzinho descontraído, eles abriram o local para visitação, com um tour guiado super legal pela cervejaria.
Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166.
A Cidade Imperial é a cara da cidade, começando pelo nome. Uma cerveja mais trabalhada, clássica e beeeem gostosa. Parece que a fábrica está passando por reformas e em breve eles irão reabrir para visitação. Eu já estive por lá e o processo é todo artesanal, bem cuidado e delicado. Não deixe de experimentar a cerveja que está em todos os principais restaurantes da cidade!
A cervejaria Buda Beer é mais recente, mas já conquistou o coração de muitos petropolitanos! O local é muito bonito, bem decorado e claro, as cervejas são incríveis, todas artesanais e produzidas lá mesmo. O “Brew Pub” conta com um cardápio recheado de delícias para petiscar e cervejas de todos os tipos: pilsen, weiss, i.p.a, red ale, stout e por aí vai. Do restaurante, podemos ver onde acontece o processo de produção das cervejas, com aquelas tanques enormes! Para saber mais informações, curta a página da cervejaria no Facebook.
Endereço: Rua Rocha Cardoso, 166.
#5 Quebre o seu porquinho e venha gastar no melhor polo de modas da região
Com certeza você já ouviu falar da Rua Teresa, não é? Essa rua é cheia de lojas de roupas que são produzidas aqui mesmo na cidade. Conhecida como o maior pólo de modas da região, você vai encontrar roupas bonitas, com qualidade e preço acessível.
Já na Feirinha de Itaipava, são 390 stands que reúnem o melhor do vestuário feminino e masculino de todas as idades, desde a moda íntima a vasta gama de acessórios, que incluem calçados, bolsas e jóias. Além disso, há artesanatos, móveis e diversos artigos para presentes.
#6 Prove pratos de dar inveja em qualquer Master Chef
É amante de uma boa gastronomia? Por aqui você vai encontrar diversas opções de restaurantes: para todos os bolsos, para todos os gostos e para todas as ocasiões!
Há restaurantes excelentes espalhados pelo centro e nos arredores da cidade, como Itaipava e Araras. Abaixo, vamos listar os nossos preferidos e aqueles que chamamos de imperdíveis em um final de semana na Serra!
Restaurante Afrânio: está localizado em Araras, um dos vales mais charmosos de Petrópolis. Cardápio de fondues, massas e pescados, além de vinhos, em espaço aconchegante com lareira, deck e jardim.
Nikko Sushi: comida japonesa é aqui mesmo. O Nikko já é tradição da cidade, com seus pratos de dar água na boca assinados pelo chef Ronaldo Nakayama. Está localizado no centro de Itaipava, em uma casinha fofa e ambiente aconchegante.
Bordeaux: finalizou o seu passeio pelo centro histórico? Então pode ir sem medo ao delicioso restaurante Bordeaux, que está em dois endereços: no Shopping Itaipava e nos jardins da Casa dos 7 Erros, na Rua Ipiranga. Ambiente aconchegante e pratos deliciosos. Não deixe de experimentar o medalhão com arroz a piamontese e o salmão com alcaparras.
Massas Luigi: por aqui os amantes da gastronomia italiana podem saborear pratos típicos de dar água na boca. A Lasagna a bolonhesa é um dos meus pratos preferidos de lá, além das pizzas e do nhoque aos 4 queijos. Hummmm!
Lago Sul Churrascaria: localizada ao lado do Hotel Quitandinha, um dos pontos turísticos mais bonitos de Petrópolis, a churrascaria conquista todo mundo com aquele cheirinho gostoso de churrasco. O famoso churrasco gaúcho é servido no esquema de rodízio, com carnes nobres e saborosas. O filé mignon com alho é sensacional!
É claro que essa lista seria gigantesca, tem muitas delicias por aqui. Aos poucos vamos dando mais dicas de restaurantes em Petrópolis, fiquem de olho =)
#7 Continue explorando e conheça os arredores da cidade: Itaipava, Araras, Vale das Videiras e Secretário
A beleza de Petrópolis não está somente no centro da cidade. Se você está em busca de lugares bem tranquilos, cercados por natureza e com um toque de aventura, precisa pegar o carro e andar mais alguns kilômetros pela cidade.
Itaipava fica há 30 minutos do centro e já virou a região queridinha dos cariocas. É o lugar perfeito para fugir da correria do dia a dia. Não deixe de visitar o Horto Mercado, cheio de iguarias da região. Lá, também tem o parque de itaipava, ótimo para caminhadas e bicicleta.
Araras e Vale das Videiras são outros lugares super fofos e perfeitos para ficar em contato com a natureza. Existem muitas pousadas e casas lindas, além de restaurantes e lojinhas bem legais. No Vale das Videiras, bem pertinho de Araras, você vai encontrar o Galpão Caipira, onde há aluguel de bike, spa, cachoeira, lanchinhos gostosos, produtos da cidade e decoração. Um lugar perfeito para passar um dia maravilhoso!
Secretário tem aquele clima de fazenda, bem interior. É ótimo se hospedar em alguma das pousadinhas charmosas ou em casas que ficam em condomínios equipados com piscina, quadra de tênis e futebol. Você também vai encontrar ótimos restaurantes, como o renomado Lá, eleito o melhor restaurante de Petrópolis.
#8 Tire os gorros e cachecóis do armário para curtir o melhor friozinho da Serra
A cidade fica há somente 60 quilômetros do Rio de Janeiro, mas basta essa distância para a temperatura cair bastante, principalmente no inverno.
A estação é perfeita para passear pelo centro histórico com aquele céu azul lindo e o friozinho batendo no rosto ou para fazer trilhas e conferir o visual mais limpo que você já viu. É também a estação da Bauernfest, a festa do colono alemão que vem crescendo a cada ano e claro, a estação de vinhos e fondue <3
Quando falamos em gorros e cachecóis, falamos sério. Principalmente a noite faz bastante frio, e só roupas bem quentinhas fazem você se esquentar!
Fonte: Mala de Aventuras